doença_aguda

Mulher com doença grave obtém na justiça direito de receber medicamento custeado pelo estado

Compartilhe este post..

Portadora de Porfíria Aguda Intermitente, uma enfermidade grave, a senhora T.D.F., de 30 anos de idade, procurou a Justiça Federal solicitando que o Estado de Minas Gerais e/ou a União Federal adquirissem e lhe fornecessem gratuitamente o medicamento prescrito pelos médicos para tratamento das crises provocadas pela doença.

O pedido se baseou no fato de que a autora da ação não tem condições financeiras de adquirir o medicamento, em razão do alto preço, e de que tal remédio não é fornecido regularmente pela rede pública de saúde.

Na primeira instância o pedido foi feito diretamente pela autora junto ao Juizado Especial Federal de Patos de Minas, sem a intervenção de advogado, e foi negado pelo juiz da causa.

Através do Escritório de Advocacia Rodrigo Carvalho, a autora entrou com um recurso inominado perante a Turma Recursal visando mudar a decisão do juiz e obteve êxito.

O pedido do advogado da autora foi acolhido pelos desembargadores federais que reformaram a decisão do juiz de primeiro grau.

Além de dar provimento ao recurso, foi concedida à autora a antecipação da tutela, ou seja, houve determinação para que o Estado de Minas Gerais e a União Federal fornecessem imediatamente o medicamento Hematina à autora, nas doses prescritas no receituário médico, solucionando, assim, a questão.

Compartilhe este post..

2 respostas

  1. Parabéns a todos, a saúde e os medicamentos é dever do Estado e direto de todos segundo a Costituicão da República, pena que o Juiz de primeira instância não entendeu.

  2. Realmente Jeovane, o cidadão tem direito à saúde e precisa lutar por isso, já que o Estado não atua de forma tão eficiente como seria ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalisar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Advocacia Rodrigo Carvalho a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.